25 agosto 2011

CARTA DO PROF. SERGIO GUERRA

Segue esta pequena noticia de nossa demissão coletiva. Por favor, divulguem amplamente. abraços, Sérgio Guerra.

DEMITIDO!
“PROF. SÉRGIO ARMANDO DINIZ GUERRA.… COMUNICAMOS A SUA DISPENSA SEM JUSTA CAUSA DESTA INSTITUIÇÃO, NESTA DATA, DIA 05/08/2011... ATENCIOSAMENTE, NÚCLEO DE RECURSOS HUMANOS.”.
O texto do telegrama, ironicamente azul e amarelo (lembram do tradicional ”bilhete azul?”), simples, seco e rude, poderia dizer mal educado, sem sequer um protocolar ”Prezado senhor”, ou respeitoso, á idade “Senhor professor”, ou até mesmo o obrigatório, academicamente, “professor doutor”, rompeu unilateralmente, 37 anos de trabalho, a serem completados, conforme reza a assinatura da carteira de trabalho no próximo dia 01/09/2011. Aliás, não há sequer o nome de um responsável (?) pelo ato, além do “NÚCLEO DE RECURSOS HUMANOS”. Além do mais, a única identificação da instituição está na capa no local do emitente.
Devo dizer que não senti nenhuma estranheza, pois sei se tratar de apenas mais uma demissão do processo que já vinha denominando de “limpeza ética” pelo qual vem passando a Universidade Católica do Salvador, com a eliminação da oposição política, sindical e acadêmica, como parte da campanha da oitava eleição do “magnífico rei-tor”, depois da “limpeza étnica”, com a eliminação financeira dos negros, carentes e pobres, por nós, também já denunciada anteriormente.
Na realidade, o sentimento maior que me vem é o de conforto, por estar nas companhias de Borghi e Winston, últimos e únicos candidatos da oposição a reitor e vice, contra a autocracia que se instalou a 27 anos nesta instituição. Por outro lado, senti-me feliz em acompanhar Pedro Barbosa e Wellington Castelucci, ambos doutores, além de Osvalnice e Lurdinha Heimer, figuras matriarcais e quase lendárias no curso e na categoria profissional do Serviço Social, e também demitidos, todos sem justa causa.
Resta a sensação, quase certeza, de que A CRISE NA UCSAL passa de administrativa, de gestão e financeira, para o plano mais profundo do acadêmico, político, ético e moral. E esta clareza nos evidencia a necessidade de aumentar o exercício da crítica, da denúncia, da mobilização e da disputa para SALVAR A UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR, pois nunca é demais lembrar a bandeira dos velhos e bons companheiros da esquerda brasileira, quando no enfrentamento á ditadura, ao autoritarismo e curiosamente, ao ”Carl ismo”, visto que agora que dispomos de muito mais necessidade, de tempo e liberdade: A LUTA CONTINUA.
Professor Doutor Sérgio Guerra.
Professor Adjunto da UNEB.
Professor Adjunto da UCSAL.
Professor aposentado da SEEB.




"Deve-se desafiar o medo e, a despeito dele, deve-se dar o passo seguinte na aprendizagem e o seguinte e o seguinte. Deve-se ter medo plenamente e, no entanto, não se deve parar. É esta a regra! E o momento chegará em que seu primeiro inimigo recua."
(provérbio indígena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário